INFORMATIVO – ENSINO FUNDAMENTAL I (2º ao 5º ANO)
Março 23, 2015
ANIVERSARIANTES – EDUCAÇÃO INFANTIL
Março 24, 2015

INFORMATIVO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Prezados Pais e Responsáveis,

Acreditamos que a existência de normas e regras e o respeito a elas são fatores imprescindíveis para a educação individual e coletiva, pois contribuem para uma convivência escolar saudável, produtiva e organizada, necessária para a boa formação de nossos alunos. Neste sentido, não podemos prescindir da efetiva colaboração e da parceria família – escola.

HORÁRIOS DE AULA

As professoras chegam na Escola 15 minutos antes do início da aula e saem 15 minutos após o término das atividades. Pedimos a todos que evitem conversar com os professores no horário de entrada e saída para não comprometer o atendimento aos alunos e não causar transtornos à classe.

Após o período de adaptação, as crianças devem ser entregues à assistente no portão da Escola, a qual as encaminhará para sua sala de aula. Fica terminantemente proibida a permanência de pais nas dependências da Escola após o período de adaptação.

Período da Manhã : 7h15min às 11h15 min       Período da Tarde: 13h15min às 17h15min

ATRASO DE ALUNOS

Em caso de atrasos, solicitamos que o aluno seja encaminhado à recepção da Escola para que uma auxiliar o acompanhe à sala de aula.

ATRASO DE SAÍDA

A Escola tem auxiliares que permanecem por 30 minutos após o horário de saída. Após este horário, não contamos com pessoal especializado para tomar conta dos alunos, portanto, evitem atrasos.

Obs: Às sextas-feiras o portão fechará às 18h30min, salvo quando houver comemoração na Escola.

SAÍDA ANTES DO HORÁRIO

Se houver necessidade de o aluno sair antes do término das aulas, a Coordenação deverá ser previamente informada. Nesses casos, os pais devem aguardar na recepção.

TRANSPORTE ESCOLAR

Para quem utiliza o transporte escolar, pedimos que anotem na agenda de seu(a) filho(a) o nome da empresa e o telefone de quem presta o serviço. É importante que os pais avisem também à escola e ao condutor do transporte quando o aluno necessitar ir embora com alguém da família.

ROUPAS, OBJETOS DE USO PESSOAL E UNIFORME ESCOLAR

Todos os objetos pessoais do aluno devem ser identificados com nome e série. Os alunos não devem vir para a Escola com jóias ou objetos inadequados à rotina escolar.

O uniforme completo é de uso obrigatório. Trata-se da roupa mais adequada às atividades escolares, por permitir movimentos amplos, facilitar a rotina do aluno e propiciar maior autonomia. Os calçados devem ser confortáveis, sendo os mais indicados os tênis ou sandálias de couro rasas, nas cores azul-marinho ou branco.

Nos dias frios, deve ser usado o uniforme específico da Escola.

Não é permitido participar das aulas de Educação Física com outro calçado que não seja o tênis. Sem o calçado adequado o aluno não participará da aula.

ANIVERSÁRIOS

Para quem utiliza o transporte escolar, pedimos que anote na agenda de seu(a) filho(a) o nome da empresa e o telefone de quem presta o serviço. É importante que os pais avisem também a escola e a condução quando o aluno necessitar ir embora com alguém da família.

ROUPAS E OBJETOS DE USO PESSOAL

Todos os objetos pessoais do aluno devem ser identificados com nome e ano. Os alunos não devem vir para a Escola com jóias ou objetos inadequados à rotina escolar. São proibidos: patins, bicicletas, velocípedes, patinetes, skates, isto é, tudo o que possa em momento de circulação fora da classe, provocar acidentes ou distrair a atenção. Objetos ou brinquedos de valor não devem vir à Escola, assim como, bola, arma, cards e game boy (jogos eletrônicos) – eles não fazem parte do material escolar.

Obs. Os alunos poderão trazer somente um brinquedo às sextas-feiras,

A faxina diária da mochila é importante, pois garante a organização do material e a retirada de objetos desnecessários. Solicitamos que a família fique atenta a possíveis roupas ou quaisquer objetos que não pertençam à criança, mas que apareçam entre seus pertences. Uma conversa sobre as condições em que determinados empréstimos foram realizados – às vezes sem a autorização dos adultos – tem sempre valor educativo e muito contribui para o desenvolvimento moral dos nossos alunos.

ANIVERSÁRIOS

A comemoração do aniversário do aluno pode ocorrer na escola, na companhia de sua professora e colegas de classe, durante o horário de lanche. Esse deve ser um momento simples e rico em afeto, logo, sem filmagens, animações, objetos de decoração e outros que interfiram na dinâmica do trabalho.

Como entendemos que esse tipo de acontecimento está relacionado ao vínculo da criança com sua turma, não é permitida a presença de pais, parentes e amigos. Os pais podem enviar a máquina fotográfica para que a professora faça o registro. É permitido trazer bolo, suco e salgadinhos (assados). Para tanto, os pais devem providenciar os pratos, talheres e vela, de acordo com número de alunos em sala.

Importante: Neste dia não é preciso trazer o lanche. Não é permitido trazer refrigerante.

O aniversário deve ser comunicado à professora com antecedência, para que nosso planejamento possa adequar-se ao evento. Os convites devem ser entregues a ela, devidamente preenchidos, dois (2) dias antes da data marcada.

Não permitiremos a saída direto da Escola para os aniversários. Quando os pais optarem por este tipo de evento, deverão buscar seus filhos(as) na Escola e levá-los ao local.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

(Nível I, atende alunos de 02 (dois) anos completos no ano da matrícula.

(Nível II, atende alunos de 03 (três) anos completos no ano da matrícula.

(Nível III, atende alunos de 04 (quatro) anos completos no ano da matrícula.

(Nível IV, atende alunos 05 (cinco) anos completos no ano da matrícula.

LANCHE

Os alunos deverão trazer seus lanches de casa de acordo com os hábitos alimentares de sua família, preferencialmente algo que o alimente até a próxima refeição em casa. Incentivamos as crianças a terem uma alimentação saudável e contamos com os pais para que evitem excesso de guloseimas. Todos os dias os alunos deverão trazer frutas para o lanche, devidamente descascadas e armazenadas adequadamente. Caso prefiram o lanche da cantina, falar diretamente com seus responsáveis.

AGENDA ESCOLAR

A agenda permanecerá com os alunos. Assim, é fundamental que os pais se certifiquem diariamente dos bilhetes e comunicados. Lembramos que a agenda escolar é canal de comunicação entre o professor e os pais.

 REUNIÃO DE PAIS

Ocorrem no final de cada trimestre, ou eventualmente, caso haja necessidade. Pedimos aos pais que não tragam seus filhos para a Escola nos períodos em que realizamos as Reuniões de Pais. A presença de crianças na Escola, desacompanhadas de um adulto, é desaconselhável para sua segurança.

O QUE VEM DE CASA PARA ESCOLA

São proibidos: patins, bicicletas, velocípedes, patinetes, skates, espadas, armas e similares, isto é, tudo que possa, em momento de circulação fora da classe, provocar acidentes ou distrair a atenção. Todas as sextas-feiras o aluno poderá trazer brinquedo de casa. Estes devem ser simples e fáceis de cuidar, pois não temos como nos responsabilizar por eles. Não são permitidos brinquedo eletroeletrônicos ou outros brinquedos caros.

AULAS-PASSEIO

Os alunos realizam passeios definidos de acordo com os projetos curriculares. O objetivo dessa atividade é ampliar seus conhecimentos e a sua capacidade de observação do meio externo, bem como favorecer a socialização e enriquecer o trabalho.

A ocorrência destes passeios é comunicada antecipadamente aos pais, com todas as informações pertinentes.

CRONOGRAMA ANUAL

Está sujeito a alterações durante o ano. A equipe de apoio pedagógico encontra-se à disposição para qualquer dúvida.

 Telefone da Escola: 3324-6815

 HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA (7h30min às 11h30min     –     13h às 17h30min)

            Estes procedimentos, se cumpridos, com certeza muito contribuirão para o desenvolvimento ético e social do aluno.